logo
Não se preocupe, se prepare!

São muitas as questões nos pensamentos de uma mulher durante essa fase, e um início de novas expectativas que podem gerar um turbilhão de sentimentos positivos e negativos. Por esse motivo é importante que haja um preparo para lidar igualmente com a saúde reprodutiva e o equilíbrio emocional.

Seguem, portanto, alguns passos para ajudar a conduzir de maneira mais leve esse pedaço de nossas vidas tão especial e que nos mudará para sempre.  

1-    Faça seu check-up médico ginecológico previamente. Muitas vezes nessa consulta é possível identificar problemas a serem resolvidos antes de tentar engravidar, além de orientações em relação a medicações necessárias, mudanças de estilo de vida que podem otimizar os resultados;

2-    Olhe-se: nesse momento, o casal deve se unir e perceber que o que se passa ao redor não pode ser comparado à sua situação. É nossa tendência olhar os casais que conseguem engravidar rapidamente ou revoltar-se com mulheres que engravidam rapidamente e sem planejamento ou achar que todos em sua volta estão engravidando. A comparação somente gera ansiedade, tornando todo o processo doloroso;  

3-    Não procure fontes de informações que não tenham embasamento científico. Redes sociais costumam trazer “fórmulas mágicas” que prometem aumento da fertilidade. Não existe tais formulações, pois nossa fertilidade já é programada pela idade do relógio biológico. Excesso de informações somente gera confusão e retarda um tratamento que possa ser eficaz;

4-    Focar em tais desejos como: “gostaria que fosse gêmeos”, “quero uma menina”, “precisa nascer perto do Natal” pode gerar grande frustração. Claro que todos têm suas preferências e sonhos e isso é natural. Porém não está em nossas mãos. Temos que direcionar nossas energias para que ocorra uma gestação tranquila, que nasça um bebê saudável e que ele possa crescer em uma família feliz;  

5- Não havendo ainda a previsão de uma gravidez, seja por trabalho, estudos ou outros motivos pessoais, pense em preservar a fertilidade através de congelamento de óvulos. Hoje a Medicina Reprodutiva possibilita grandes chances de sucesso de gestação no futuro, dependendo da idade que os óvulos foram congelados.  

6-    Procure um especialista em infertilidade no momento certo: após 12 meses de tentativa de gravidez em mulheres abaixo de 38 anos ou após 6 meses em mulheres acima de 38 anos ou quando já é detectado algum fator que possa interferir a fertilidade masculina ou feminina, chega o momento de avaliar mais detalhadamente o que está ocorrendo. Procure um médico de sua confiança, não deixe o tempo passar.  

E como um conselho final, continue cuidando de sua família, de seus amigos, de seu trabalho. Tentar engravidar segue em paralelo e não como a única situação a ser focada. A vida continua e todos os ramos dela devem ser cuidados de forma preciosa para que, no final, haja mais harmonia e mais leveza quando uma nova vida chegar!

A vida continua e todos os ramos dela devem ser cuidados de forma preciosa para que, no final, haja mais harmonia e mais leveza quando uma nova vida chegar!

Compartilhe:
Comentários